Representantes da União Santa-mariense de Estudantes (USE) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ingressaram, na noite de quarta-feira, com pedido de urgência para a Justiça Federal no processo referente a aplicação do vestibular da UFSM. Conforme o advogado João Marcos Adede y Castro, que representa as entidades, a liminar concedida pelo juiz Loraci Flores de Lima estaria sendo cumprida em partes, uma vez que a universidade não aplicará neste ano a prova do Processo Seriado 1, que cobra conteúdos do 1º ano do Ensino Médio.
Em 18 de julho, a UFSM acatou de forma liminar a decisão do juiz Loraci Flores de Lima e manteve o vestibular neste ano. Segundo a universidade, em dezembro de 2014, ocorrerão as provas referentes ao Processo Único e ao Processo Seriado 2 e 3 (PS2 e PS3), que cobram matérias referentes aos 2º e 3º anos do Ensino Médio. A prova do PS1 não seria aplicada porque a intenção é que os processos seriados sejam extintos ao longo dos próximos dois anos.
Até o fim da manhã desta quinta-feira, a reitoria da UFSM ainda não havia sido notificada formalmente do pedido. A Justiça Federal deve se manifestar até o começo da próxima semana.
"